terça-feira, 9 de agosto de 2011

O fim de um grande nome: Chevrolet Vectra

A Chevrolet colocou um ponto final na história do Vectra no Brasil. O modelo deixa de ser fabricado depois de 16 anos de estrada. Sou um fã de todas as gerações do Vecra brasileiro, e é um dos meus grandes sonhos de consumo, independente da geração do modelo .

Quando a 2ª geração do Vectra chegou ao mercado, em 1996, foi uma verdadeira revolução, colocando no chinelo os concorrentes da sua época, devido a sua modernidade de design e tecnologia. Porém, o tempo foi passando, a concorrência se modernizando e o Vectra ficando para trás até 2005.

Vale lembrar que o equivalente europeu já não era  mais o mesmo modelo brasileiro desde 2003, quando ganhara uma novíssima geração. A GMB viu que o Vectra já não tinha o mesmo fôlego de 1996, então resolve criar uma solução caseira: Com o slogan "Muito além", em 2005 a marca cria o Novo Vectra, onde a montadora usa a carroceria do Opel Astra "H" sob a plataforma adaptada da Chevrolet Zafira. Este novo Vectra brasileiro ainda antecipava as mesmas linhas do Opel Astra Saloon, lançado uns 2 anos depois, porém mais refinado. 

No ano seguinte do seu lançamento, na Europa a Opel lançava o Vectra restilizado, anos-luz mais moderno que o modelo brasileiro. Mesmo com a "nova" geração feita para os brasileiros, o Vectra nunca mais teve aquelas vendas arrebatadoras que um dia lhe tornou o sonho de consumo de muitas pessoas, mesmo lançando no Brasil a "inédita" carroceria hatch vinda do Astra europeu. Digo inédita pois no Brasil nunca tivemos o Vectra hatch que vinha da Opel.

Na Europa, a Opel deu fim ao nome "Vectra" em 2009, quando lançou em seu lugar o Insignia, um carro com aparência e tecnologia avançados. No Brasil, nem se cogita a vinda do Insignia, pois seu "avanço tecnológico" o levaria para a categoria onde o Vectra brasileiro não atua.

Então, em 2011, a Chevrolet brasileira também dá o fim a um nome que marcou época no país. Porém, ao contrário do Vectra europeu, o modelo brasileiro sai do mercado, pela porta dos fundos, deixando muitos fans órfãos, e cedendo seu lugar para um novo produto, mais moderno e sofisticado: o Cruze. 

1 comentários:

Todas as geraçoes desse modelo da GMB sao lindas pena ser um projeto com tantos anos de estrada e um motor pouco melhorado d Familia I da GMB.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More